Informativo (07/2020)

09/05/2020 16:25

Este comunicado tem caráter informativo das ações do Grupo de Trabalho (GT) da UFSC Araranguá de Enfrentamento à pandemia do COVID-19.

 

No mês de abril de 2020, o GT continuou a desenvolver as atividades com a Secretaria Municipal de Saúde de Balneário Arroio do Silva e Araranguá.

 

No município Balneário Arroio do Silva, as atividades de monitoramento dos casos suspeitos via telefônica haviam iniciado em março e permaneceram durante todo mês de abril.

 

Em avaliação com a Secretaria Municipal de Saúde de Araranguá, houve o encerramento das atividades de orientações nas barreiras sanitárias visto a abertura parcial do comércio. A partir disso, novas atividades foram desenvolvidas. Uma das atividades foi o monitoramento telefônico dos casos suspeitos, conforme orientações do Ministério da Saúde (Brasil). Também foram iniciadas visitas aos estabelecimentos comerciais que prestam serviços essenciais, como, farmácias, supermercados e postos de combustível, após a publicação pelo Governo de Santa Catarina do “Guia de Convívio Responsável com orientações sobre como se proteger durante a pandemia”. Seguindo este guia, os estabelecimentos visitados foram questionados sobre as medidas de proteção, tanto para os trabalhadores quanto para os clientes, e receberam um guia resumido de orientações.

 

A partir de uma iniciativa da Centro Regional de Gestão de Riscos e Desastres da Defesa Civil (Cigerd) Araranguá, houve reunião com os Secretários Municipais que fazem parte da Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense. Nesta reunião foram apresentados os boletins epidemiológicos que eram feitos pelo GT e a AMESC passou a adotá-los como meio de divulgação oficial dos dados do COVID-19 na região. A partir disso, esses boletins passaram a ser divulgados no site da AMESC (https://www.amesc.com.br/).

 

Em relação as máscaras faceshield, cerca de 320 máscaras foram entregues. Em Araranguá, foram entregues 115 máscaras diretamente no Hospital Regional, e 57 na Secretaria de Saúde, entre outros, incluindo particulares. Os municípios de Cocal do Sul, Tubarão, Tijucas, Ipumirim, Lindóia do Sul e Balneário Arroio do Silva (116 máscaras, no total), em Santa Catarina; e um pedido de Três Palmeiras (5 máscaras) no Rio Grande do Sul, para uma unidade de saúde que atende uma aldeia indígena.

 

Solicitamos que quaisquer considerações sejam trazidas ao grupo.