Informativo (05/2020)

26/03/2020 20:47

Este comunicado tem caráter informativo das ações do Grupo de Trabalho (GT) da UFSC Araranguá de Enfrentamento à pandemia do COVID-19

No dia 26 de março de 2020, ocorreu a barreiras sanitária apenas no período da manhã (9h às 11h30). Servidores e estudantes voluntários da UFSC, com o apoio da Defesa Civil e Departamento de Trânsito de Araranguá, participaram desta atividade.

No período da manhã, a barreira sanitária foi realizada Rod. Valmiro Manoel Gonçalves, 240, Lagoa Da Serra, próximo ao Restaurante Recanto. As rotinas de abordagem foram mantidas. No total, 361 pessoas foram questionadas sobre sintomas respiratórios e febre, em um total de 251 veículos. Aos que responderam positivamente a algum dos sinais e sintomas, foi orientado o monitoramento e a busca pelo centro de triagem. A necessidade do isolamento domiciliar foi reforçada.

Um “Diário de Bordo” foi criado para que os voluntários contêm sua experiência de participação nas atividades. Nesses momentos, a escrita é uma ferramenta poderosa para ressignificar as experiências, registrar e denunciar algo que aconteceu. A participação é facultativa e anônima.

Foram iniciadas as atividades juntamente a Secretaria de Saúde do Município de Balneário Arroio do Silva. Será realizado o acompanhamento das pessoas que procuraram a unidade com algum sintoma relacionado ao coronavírus.

Além disso, hoje foi lançado o Primeiro Boletim Epidemiológico com dados da região da AMESC. O Boletim está disponível na página https://gtsaude.ararangua.ufsc.br/2020/03/26/boletim-epidemiologico-012020/. No momento de finalização do boletim (26/03/2020 às 10h), apenas um caso havia sido confirmado na região que foi na cidade de Balneário Arroio do Silva.

Solicitamos que quaisquer considerações sejam trazidas ao grupo o mais rápido possível, visto a complexidade da situação.