Informativo (04/2020)

26/03/2020 12:11

Este comunicado tem caráter informativo das ações do Grupo de Trabalho (GT) da UFSC Araranguá de Enfrentamento à pandemia do COVID-19. Baixe aqui.

No dia 25 de março de 2020, ocorreram barreiras sanitárias, no período da manhã (9h às 11h30) e da tarde (14h às 16h30). Servidores e estudantes voluntários da UFSC, com o apoio da Defesa Civil e Departamento de Trânsito de Araranguá, participaram desta atividade.

No período da manhã, a barreira sanitária foi realizada na Rua Antônio Bertoncini, 1800, Mato Alto. Durante este período foram abordadas 348 pessoas, em total de 258 veículos. À tarde, a barreira sanitária foi realizada na Rua Pedro João Pereira, 150, Centro Cívico. Neste período foram abordadas 380 pessoas, em total de 251 veículos. As rotinas de abordagem foram mantidas. No total, 728 pessoas foram questionadas sobre sintomas respiratórios e febre. Aos que responderam positivamente a algum dos sinais e sintomas, foi orientado o monitoramento e a busca pelo centro de triagem. A necessidade do isolamento domiciliar foi reforçada.

Ainda pela manhã, profissionais do GT estiveram junto a Secretaria de Saúde para ver as necessidades. Foi solicitado auxílio em serviços da Unidade Bom Pastor. Além disso, foi definido que as barreiras ocorrerão apenas em um período do dia.

Hoje, a Secretaria de Saúde do Município de Araranguá recebeu a doação de máscara do tipo escudo. A construção dessas máscaras foi realizada em uma parceria com os professores e alunos do Departamento de Energia de Energia e de Computação da UFSC e professores e alunos do IFSC de Araranguá, além de doação de material da sociedade civil.

O Grupo de Trabalho entendeu que esta ação está envolvendo diversos setores da UFSC e da sociedade, e transformou em uma ação de extensão: Pandemia do Coronavírus: Ações estratégicas de enfrentamento como responsabilidade social de uma Universidade Pública.

Solicitamos que quaisquer considerações sejam trazidas ao grupo o mais rápido possível, visto a complexidade da situação.