Informativo (02/2020)

23/03/2020 20:13

Este comunicado tem caráter informativo das ações do Grupo de Trabalho (GT) da UFSC Araranguá de Enfrentamento à pandemia do COVID-19. Baixe aqui.

Hoje, 23 de março, no período da manhã, houve a capacitação dos estudantes selecionados para atuarem como voluntários. As capacitações foram em relação à utilização de equipamentos de proteção individual que foram entregues, cuidados necessários para serem tomados durantes as abordagens e orientações a serem dadas durante as barreiras. Todos os voluntários consentiram com as atividades e orientações assinando um Termo de Compromisso.

Ainda pela manhã, membros do GT se reuniram no gabinete do Prefeito para tratar sobre as barreiras sanitárias e a operacionalização da ação.

No período da tarde, das 14h às 17h, a barreira sanitária foi realizada em frente ao supermercado Combo, na Avenida Presidente João Goulart, 50, Cidade Alta, Araranguá. Participaram da atividade professores e estudantes voluntários com o apoio da Defesa Civil de Araranguá. Durante o período foram abordadas 432 pessoas, em total de 387 veículos. Os principais motivos relatados para estarem foram do isolamento foram ir às compras e visitar familiares. Todas as pessoas foram questionadas sobre sintomas respiratórios e febre. Aos que responderam positivamente a algum dos sinais e sintomas, foi orientado o monitoramento e a busca pelo centro de triagem. A necessidade do isolamento domiciliar foi reforçada a todos.

Ainda durante a tarde, membros do Grupo de Trabalho participaram de reunião com a Secretaria Municipal de Saúde do município Balneário Arroio do Silva. Dentre as necessidades do município estão o auxílio para a campanha de vacinação para a influenza. Estas atividades devem ser iniciadas durante a semana.

Acreditamos que essas ações simbolizam o compromisso social desta instituição de ensino para com o SUS, a sociedade, a dignidade e a defesa da vida humana.

Solicitamos que quaisquer considerações sejam trazidas ao grupo o mais rápido possível, visto a complexidade da situação.