Informativo (01/2020)

22/03/2020 21:45

Este comunicado tem caráter informativo das ações do Grupo de Trabalho (GT) da UFSC Araranguá de Enfrentamento à pandemia do COVID-19 Portaria nº 32/CTS/ARA.

Hoje, 22 de março, membros do GT estiveram presentes em reunião com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Araranguá. Nesta reunião, a Secretária de Saúde Evelyn Elias solicitou à UFSC o auxílio para a campanha de vacinação para a influenza que iniciará no dia 23/03 e se encerrará em 22/05. Solicitou também auxílio nas barreiras sanitárias que acontecerão na cidade, cuja atividade é orientar a população sobre as medidas emergenciais tomadas pelas autoridades local, estadual e nacional de enfrentamento da pandemia. Além do mais, o GT está produzindo materiais informativos referentes à doença.

Vinte estudantes, que se voluntariaram a partir de chamamento público realizado pelo GT, foram selecionados para essas atividades, em um quantitativo de 76 pessoas inscritas (professores, estudantes e TAEs). No auxílio para a campanha de vacinação, os participantes auxiliarão com atividades burocráticas. Já nas barreiras sanitárias, estarão envolvidos, juntamente à defesa civil, profissionais da SMS e demais entidades, na abordagem e verificação de sinais e sintomas do COVID-19, além de orientações sobre a doença.

Os equipamentos de proteção individual e coletiva, orientações sobre boas práticas, etiqueta respiratória e métodos de proteção serão adotados durante toda a missão. Os equipamentos de proteção individual serão disponibilizados pela SMS e utilizados por todos. Além disso, todos os participantes assinarão um Termo de Compromisso e Boas Práticas, estando cientes do caráter da ação em sua completude.
Acreditamos que essas ações simbolizam o compromisso social desta instituição de ensino para com o SUS, a sociedade, a dignidade e a defesa da vida humana.
Solicitamos que quaisquer considerações seja trazida ao grupo o mais rápido possível, visto a complexidade da situação.

Atenciosamente,

Grupo de Trabalho.